quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vinhos do Mundo apresenta: Patagônia

Segunda, dia 30 de agosto, eu e o Lauro fomos a uma degustação no Miam Miam. O encontro foi promovido pela Vinhos do Mundo para nos (re)apresentar alguns rótulos da bodega argentina NQN. Santiago Bernasconi, diretor de exportação da NQN há quatro anos, veio nos falar sobre a região da Patagônia e como ela torna seus vinhos especiais. O restaurante estava cheio: esperava-se cerca de 30 pessoas e apareceram 50. Era tanta gente que o pessoal do fundo teve dificuldade para decifrar o espanhol ligeiro do convidado, pois o som quase não chegava lá, mas no final deu tudo certo e fomos degustando os vinhos apresentados.

A vinícola fica 39º ao sul do equador, o que lhe confere estações muito bem marcadas. Por ser na Patagônia (em San Patricio del Chañar, a 60km da capital Neuquén), uma região de altitude elevada, há grande diferença de amplitude térmica diária, em torno de 20º de variação. Santiago explicou que o calor do dia faz as uvas perderem água e concentrarem seu sabor, enquanto o frio da noite dá a elas tempo para descansarem e se recuperarem para mais um dia debaixo do sol. O solo é arenoso e pedregoso, características que as videiras adoram. Venta muito por lá, então os brotos são mais curtos que os de Mendoza, por exemplo. Por fim, a água que irriga o solo, proveniente do gelo das montanhas, vem trazendo consigo minerais do solo no trajeto, o que enriquece ainda mais as uvas.


Apresentada a vinícola, era hora de conhecer os vinhos.


Primeiro, um Malma Reserva Sauvignon Blanc com aromas de frutas cítricas e paladar de acidez equilibrada e final suave.

Depois provamos o vinho básico da bodega, o Malma Picada 15 Malbec . De um vermelho violáceo, a bebida apresenta aroma de frutas vermelhas maduras como goiaba e um sutil aroma de violetas. No paladar, tanino suave e toque de baunilha, pois 10% do vinho são conservados em barricas de carvalho francês e americano por seis meses.

O terceiro da tarde foi o Malma Reserva Pinot Noir. Seu aroma tinha frutas vermelhas e ameixa madura, enquanto o paladar era frutado, com toques de especiarias e baunilha.

A seguir, um Malma Reserva Merlot com aroma de frutas vermelhas maduras, especialmente framboesa e cereja. O paladar era frutado, complexo e elegante. Um vinho redondo e fácil de beber.

Para terminar o evento com chave de ouro, o Malma Collecion Universo Malbec, composto com 60% de Malbec, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Sauvignon. No nariz, frutas maduras como ameixas e amoras, na boca, equilíbrio, elegância e textura macia, com notas de ameixa, amora, pimenta e baunilha.



Destaques

Collecion Universo, um vinho complexo, equilibrado, elegante. Vale conferir.

Sauvignon Blanc, um vinho leve e saboroso, a cara do verão carioca, além, é claro, do excelente binômio qualidade-preço




Comidinhas

Miam Miam lotado
Lauro, Ana Lúcia e Santiago
Danni Camilo ( Miam Miam )


Santiago, Lauro e Oscar Daudt (que
geralmente fica atrás das câmeras )

Oscar Daut, vidinha difícil... !

Nenhum comentário:

Postar um comentário