domingo, 11 de julho de 2010

ENOGASTRONOMIA I

A COPA TERMINA E O POLVO VAI PARA A GALERA, OU MELHOR, PANELA.


Quem me conhece sabe que futebol não é dos temas que mais aprecio, mas nesse período de Copa do Mundo, sendo torpedeado a todo instante e por todo lugar com informações sobre o mundo da bola, um assunto em especial me chamou a atenção, o Polvo Paul, que fez previsões a respeito dos vencedores das partidas, e acertou, inclusive a final, com a vitória da Espanha, a mais nova Campeã Mundial de Futebol.

Mas vamos ao que interessa. De tanto ouvir falar em polvo, baixou uma inspiração e resolvi fazer um prato com este belo espécime.

Ontem, por volta das 12:30hs fui correndo à feira, não sei se vocês sabem mas acabaram com a tradicional "hora da xepa', e os feirantes, agora, são obrigados a desmontar as barracas impreterivelmente às 13hs.

Cheguei no caminhão peixaria do Fábio e do Zezinho, já estava quase tudo guardado nas imensas caixas de isopor, mas ainda deu tempo de escolher dois belos exemplares deste apetitoso molusco.


Adoro polvo grelhado, mas desta vez optei por um arroz de polvo, com arroz integral, muito brócolis, pimentões vermelhos e pimenta Italiana, trazida da Toscana. Aproveitei o caldo onde cozinhei o polvo para fazer o arroz. Resultado, não sobrou nada, deu para quatro pessoas, com direito a "repeteco".

Para acompanhar eu tinha algumas opções, mas apostei em um tinto Português, da região do DÃO, o Duque de Viseu, importado pela Zahil e que estará presente no nosso próximo encontro do Clube do Vinho. Deu certo, como se espera de uma harmonização enogastronômica, um completou e valorizou o outro, a complexidade do vinho, seus toques de especiarias, taninos corretos, além de uma certa mineralidade, formaram um casamento fantástico com a pimenta, temperos, o brócolis e, é claro, a intensidade aromática e gustativa características deste prato.


Mais um exemplo de que é mais do que possível harmonizarmos vinho tinto com pratos que não sejam necessariamente a base de carne vermelha.
Com certeza essa receita vai entrar para o cardápio da LC Enogastronomia. Vale repetir !

Para completar, ainda provamos um rótulo proveniente de Napa Valley, não disponível no mercado Brasileiro, chamado Atticus John Cabernet Sauvignon, safra 2005, um belíssimo exemplar, aromático, aveludado, muito agradável no nariz e na boca, equilibrado e prazeroso. O vinho foi trazido pelo casal amigo, Guilherme e Priscila, dois dos quatro que provaram e aprovaram o Arroz de Polvo.

Pois é, a copa acabou e o polvo está em alta, e lá na Espanha, onde já era muito apreciado, vai virar o novo rei dos mares.
Por aqui, o assunto agora passa a ser as eleições, com direito a muito polvo e lula...!

Forte abraço e até a próxima !


O ARROZ DE POLVO E O DUQUE DE VISEU - RICA COMBINAÇÃO

O VINHO DE NAPA VALLEY - BELO VINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário